quarta-feira, 17 de agosto de 2011

UFMG cria primeiro curso de Animação e Artes Digitais do Brasi

Quem procura uma formação especializada em Animação, encontra na Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG) uma referência no assunto. A universidade inaugurou em 2009 a Graduação em Animação e Artes Digitais, o CAAD, a primeira do gênero no Brasil,  com o objetivo de profissionalizar os aficionados pelo desenho em movimento. A primeira turma se forma em 2013. Antes a Animação era uma habilitação do curso de Belas Artes, mas ganhou independência em virtude do interesse crescente dos alunos. A relação da UFMG com a animação é antiga, surgiu de uma parceria feita nos anos 80 entre o Centro Técnico Audiovisual (CATv) da universidade com o National Film Board of Canadá (NFB), que resultou na criação do Núcleo de Animação da UFMG.
“O convênio com a NFB acabou, mas foi um pontapé inicial importante para desenvolvermos nossos estudos em animação. O CAAD tem quatro anos de duração e duas opções de formação, Cinema de Animação e Artes Digitais. Existe possibilidade também de fazer uma formação híbrida. A procura pela animação sempre foi grande, mas percebemos que a universidade não tinha nada específico para artes digitais e decidimos suprir essa lacuna”, explica o professor Francisco Marinho, do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da (UFMG). Conhecido pelos alunos como Chico Marinho, atualmente ele dá aulas na área de Artes Digitais, sobre Narrativas Interativas e Instalações Interativas.
A universidade investe num formato diferente de ensino no CAAD. Uma vez por semana os alunos têm aulas teóricas, que giram em torno de temas como História da Arte, História da Mídia, Audiovisual e etc, e matérias práticas que possibilitam um contato mais direto com o tema. Fazendo estágios e produzindo trabalhos audiovisuais, eles botam a mão na massa e conhecem o dia a dia da futura profissão.
De acordo com o professor, não falta trabalho para os futuros profissionais. “A animação é mais popular e conhecida. No curso, os alunos aprendem técnicas variadas, como 2D, 3D e Stop Motion.  Mas a área de Artes Digitais está em franca expansão, oferecendo muitas oportunidades. Nesse setor, os profissionais podem criar roteiros, desenvolver jogos eletrônicos e softwares interativos, como os que existem no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo", explica Marinho, que desenvolve, junto com alunos da universidade, um projeto batizado de Jogos de Poesia, um software em que é possível ler e criar poemas, uma prova que a união entre arte e tecnologia é possível.
O curso de Graduação em Animação e Artes Digitais oferece 40 vagas por ano. O vestibular é realizado em novembro e as inscrições começam em agosto. Até o terceiro período todos os alunos estudam juntos, no chamado Ciclo Básico. A partir do quarto período, a turma se divide em Animação e Artes Digitais, com 20 vagas em cada turma. As aulas acontecem à noite, de 18h30 às 22h30. Mais informações no site da UFMG: http://www.eba.ufmg.br/  ou através do telefone (31) 3409-5262.

0 comentários:

Postar um comentário